TJPR apresenta ferramenta de Inteligência Artificial Generativa à Suprema Corte do México

Legenda

TJPR APRESENTA FERRAMENTA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA À SUPREMA CORTE DO MÉXICO

Ferramenta JurisprudênciaGPT utiliza comando de linguagem natural para fornecer dados sobre jurisprudência a magistrados e servidores 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) realizou na segunda-feira (15/04) uma apresentação técnica da ferramenta JurisprudênciaGPT para a equipe de tecnologia da Suprema Corte de Justiça da Nação do México (Suprema Corte de Justicia de la Nación). A tecnologia de Inteligência Artificial Generativa foi desenvolvida pela corte paranaense e utiliza comando de linguagem natural para entregar dados sobre jurisprudência a magistrados e servidores.  

O novo recurso técnico despertou o interesse em tribunais nacionais e internacionais. “Essa procura reflete o pioneirismo no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná em tecnologia e inovação. É uma solução que procura reduzir o tempo de tramitação de processos e facilitar o acesso ao vasto conhecimento produzido no TJPR”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação do TJPR, Rafael Coninck Teigão, responsável pela apresentação técnica, juntamente com o coordenador do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Leonardo de Andrade Ferraz Fogaça. 

Durante o evento, realizado remotamente, foram destacados a estrutura do TJPR, demonstrada através de dados, e os procedimentos adotados pelas equipes de Tecnologia da Informação (TI) e de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) para elaborar soluções em conjunto com a empresa Microsoft. 

Inovação 

O TJPR, lida com um volume de mais de 4,9 milhões de documentos de jurisprudência eencontrou na inteligência artificial uma solução para otimizar o acesso e a utilização dessas informações. A nova ferramenta acelera o processo de pesquisa e oferece respostas confiáveis, garantindo a privacidade e a segurança dos dados consultados. Este avanço é parte de uma série de iniciativas do Tribunal para melhorar a produtividade e a eficiência da prestação jurisdicional através da tecnologia, colocando o Tribunal como um líder em inovação tecnológica no cenário jurídico nacional. 

Representando a Suprema Corte do México, participaram do evento o diretor de TI, Guillermo Fernández Martínez, e a diretora de Arquitetura Tecnológica, Patricia Cobilt Catana, além de outros membros das equipes de tecnologia e inovação locais. 

Descrição da imagem de capa: Imagem contrapõe um homem, à esquerda, usando prancheta e caneta, com outro à direita portando um tablet. Projetado sobre eles, estão ícones gráficos que aludem à teconologia da informação e à inteligência artificial.



 


TJPR inaugura sala exclusiva para atendimento aos aposentados e pensionistas

Legenda

TJPR INAUGURA SALA EXCLUSIVA PARA ATENDIMENTO AOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS

Servidores inativos também estão sendo cadastrados para receberem novo crachá de identificação

No dia 28 de agosto, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) inaugurou uma sala exclusiva de apoio às servidoras e aos servidores aposentados. O espaço, cedido pelo TJPR à Associação dos Servidores Inativos e Pensionistas do TJPR (Assinapar), localiza-se na sede da rua Álvaro Ramos, em Curitiba. O local tem como objetivo oferecer um atendimento personalizado e centralizado às servidoras e aos servidores aposentados e pensionistas. 

O TJPR passou por diversas transformações nos últimos anos e, para as servidoras e os servidores aposentados, o acesso ao Tribunal nem sempre é fácil. De acordo com a presidente da Assinapar, Ingrid Bergmann, a sala de apoio exclusiva aos inativos atenderá de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, e deve funcionar como um núcleo de esclarecimentos para as aposentadas e os aposentados. “Nesta sala de apoio, será possível encaminhar o recadastramento para a prova de vida e para o auxílio-saúde, também poderão ser esclarecidas dúvidas sobre o contracheque, seguros, entre outras questões. O intuito maior é diminuir a distância entre o aposentado e o TJPR, mediar isso e facilitar para o aposentado o acesso ao tribunal novo que existe agora”, destacou Ingrid.  

Além do novo espaço, as servidoras e os servidores aposentados também estão sendo cadastrados para receberem um novo crachá de identificação, para facilitar o acesso às dependências do TJPR. Para as servidoras e os servidores inativos do interior do estado, o cadastro será realizado a partir do mês de novembro, e os crachás serão enviados por malote às respectivas comarcas. “O aposentado terá um crachá específico, ele deve vir até o TJPR, conhecer a nova sala e fazer o requerimento. Nós temos uma vaga de estacionamento para aposentados aqui no prédio para facilitar a vinda destes servidores inativos e pensionistas”, ressaltou Ingrid.    

A secretária de Finanças do TJPR, Maria Anita dos Anjos destacou a importância da acessibilidade aos aposentados. “É um espaço que centraliza uma série de informações funcionais, financeiras, sobre auxílio saúde, atendimento médico, entre outras informações que os aposentados poderão solucionar em um único local. Sem esse canal específico, muitos servidores inativos não sabiam a quem se dirigir. Agora, com este novo espaço e com a interlocução da associação, esses questionamentos ficarão muito mais acessíveis aos aposentados do TJPR.” 

Além de centralizar o atendimento às servidoras e aos servidores inativos, a sala promove também a interação entre os aposentados, um reconhecimento do Poder Judiciário paranaense a quem se dedicou por décadas à instituição. Para a servidora da Assessoria de Recursos da Presidência, Cíntia Portugal Macedo, aposentada desde 2019, é de extrema importância ter uma sala para o atendimento aos aposentados. “A gente estava reivindicando ao Tribunal essa sala e a associação assumiu a iniciativa. Hoje a gente tem como conversar com os colegas também, além de tirar várias dúvidas. Tudo que a gente precisa, contamos com eles agora”, concluiu. 
 
Mais informações sobre os serviços aos aposentados e pensionistas do TJPR podem ser obtidas pelo telefone: (41) 3250-6501