Médico se recusou a retirar máscara de proteção para que fosse realizada a leitura labial e recomendou um intérprete de Libras 

Reunião do projeto Destrava Logística no TJPR busca soluções para obras e projetos paralisados


REUNIÃO DO PROJETO DESTRAVA LOGÍSTICA NO TJPR BUSCA SOLUÇÕES PARA OBRAS E PROJETOS PARALISADOS

Membros de diversas entidades públicas e privadas do Paraná se encontraram para discutir pareceres técnicos e possibilidades de conciliação 

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, participou da segunda reunião do projeto Destrava Logística, na tarde de quarta-feira (18/09). Participaram da reunião diversas entidades do estado para alinhar as discussões sobre contratos de obras de logística do Paraná. O projeto tem o objetivo de buscar soluções para obras ou projetos de infraestrutura que estejam paralisadas devido a ações judiciais. Serão realizados encontros com as instituições públicas e privadas para que apresentem pareceres técnicos e sejam realizados debates para entendimentos consensuais, dando prioridade para os projetos prioritários na área de infraestrutura que precisam de conciliação no Judiciário.  

Na reunião foi abordado o projeto dos portos paranaenses Porto Guará, Novo Porto e Porto Maralto, que tem a relatoria do juiz federal Friedmann Wendpap, que representou a Justiça Federal do Paraná no encontro. Outro projeto discutido foi o das rodovias para acesso aos portos, que tem a relatoria do desembargador Marcos Vinícius Lacerda, do TJPR. A próxima reunião do projeto será em novembro de 2024. 

Estiveram presentes na reunião, representando a Secretaria de Infraestrutura e Logística do governo do Estado do Paraná, a diretora técnica Manuela Toppel Portes e o assessor do diretor-presidente Gabriel Chaves Pinto. Da Defensoria Pública do Estado do Paraná compareceu Pedro Henrique Piro Martins e, da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, participou Francisco de Carvalho Neto. Os procuradores Felipe Frias, Cristina Leitão, Carolina Martins representaram a Procuradoria Geral do Estado, com a presença também da secretária do Estado da Educação, Maíra de Oliveira.  

O Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria Geral da República, foi representado pela procuradora da República Mônica Dorotéa Bora, e pelo procurador da República Walter José Mathias Júnior. O coordenador de Obras Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Paulo Augusto Dachevi, também esteve presente na reunião com o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), José Alberto Pereira Ribeiro, o chefe de gabinete, Julio Reis, o superintendente João Arthur Mohr, e os assessores de comunicação Rodrigo Lopes e Gelson Bampi.  

Para discutir sobre o projeto Destrava Logística também vieram ao TJPR o presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, e Heroldes Bahr Neto e Pedro Luiz Fuentes Dias. Do Sistema Fetranspar – G7, compareceu o assessor coronel Manoel Jorge dos Santos Neto e, do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), participou o superintendente Nelson Costa.