14º Prêmio Amaerj Patrícia Acioli de Direitos Humanos está com inscrições abertas Nota sobre o Processo Seletivo Público para ingresso no Programa de Residência Jurídica

14º PRÊMIO AMAERJ PATRÍCIA ACIOLI DE DIREITOS HUMANOS ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS
Premiação tem o objetivo de identificar, disseminar e estimular ações em defesa dos direitos humanos, dando visibilidade a práticas e trabalhos na área
Estão abertas as inscrições para o 14º Prêmio Amaerj Patrícia Acioli de Direitos Humanos. A premiação é nacional e reconhecerá produções em quatro categorias: Trabalhos dos Magistrados, Trabalhos Acadêmicos, Práticas Humanísticas e Reportagens Jornalísticas. Os trabalhos devem ser enviados até 28 de maio pelo site www.amaerj.org.br/premio. Um júri integrado por especialistas nas quatro áreas selecionará os vencedores.
Haverá cinco finalistas por categoria, os três primeiros colocados receberão troféus. A solenidade de premiação acontecerá em 22 de setembro. A presidente da Amaerj, a juíza Eunice Haddad, a desembargadora Márcia Succi e os juízes Daniel Konder e Mirela Erbisti compõem a Comissão Organizadora dessa edição.
“O prêmio honra a memória e o legado de coragem da juíza Patrícia Acioli, que foi covardemente assassinada no exercício do seu papel institucional em defesa do Estado Democrático de Direito. Com a premiação, a Amaerj incentiva práticas inspiradoras na área dos direitos humanos que fazem a diferença para a sociedade. A defesa da cidadania é um compromisso de todos nós”, ressalta a juíza Eunice Haddad.
Prêmio
Criado em 2012, o prêmio homenageia a memória da juíza Patrícia Acioli, morta por policiais militares em 2011, quando era titular da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo. A premiação tem o objetivo de identificar, disseminar e estimular as ações em defesa dos direitos humanos, dando visibilidade a práticas e trabalhos na área. No ano passado, o prêmio bateu o recorde histórico de inscrições, com 545 trabalhos. O prêmio tem apoio do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). Os patrocinadores são a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Multiplan, a Prefeitura do Rio e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
JURISPRUDÊNCIA
No último domingo (19/01), foi realizado o Processo Seletivo Público para ingresso no Programa de Residência Jurídica no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Paraná, que contou com a participação de 6.487 candidatos.
O programa foi instituído em outubro de 2024 a partir da cooperação do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) com a Escola da Magistratura do Paraná (Emap), responsável por executar e supervisionar o projeto. O Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) foi contratado para aplicar a prova online.
O TJPR informa que IBGP apresentou uma nota técnica (acesse a nota neste link) detalhando as medidas adotadas para garantir a realização da prova. A Comissão do Processo Seletivo, em conjunto com a EMAP e o IBGP, está avaliando as dificuldades técnicas relatadas por candidatos que não conseguiram realizar a prova.
O TJPR, juntamente com a Comissão do Processo Seletivo, reforça o compromisso com a transparência e a integridade do processo, mantendo-se atento a todas as questões que possam surgir e adotando as medidas necessárias para garantir a lisura do certame.