Notícias

TJPR assina contrato de aquisição de licenças Microsoft Copilot 365

Legenda

TJPR ASSINA CONTRATO DE AQUISIÇÃO DE LICENÇAS MICROSOFT COPILOT 365

A medida visa modernizar e otimizar os processos de trabalho, proporcionando maior eficiência e agilidade no atendimento às demandas da população 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) assinou, em 01/10, um contrato para a aquisição de 6.138 licenças do Microsoft Copilot 365, uma ferramenta de Inteligência Artificial que se integra aos serviços Microsoft, como as ferramentas Office (Word, Excel, PowerPoint) e o Teams, que são usados por magistrados e servidores do Tribunal. Esta é uma ação do TJPR que busca melhorar a celeridade e a qualidade da prestação jurisdicional por meio do uso de soluções de Inteligência Artificial, em conformidade com a Resolução nº 332/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

A ferramenta oferece suporte em diversas áreas, desde a pesquisa de informações jurídicas até a elaboração de documentos e respostas automatizadas. Com essa integração, espera-se uma significativa melhoria na produtividade e na qualidade dos serviços. A iniciativa é um passo importante na transformação digital do Sistema Judiciário paranaense, alinhando-se às tendências globais de inovação tecnológica, e reforça o compromisso com a modernização e a busca constante por soluções que beneficiem toda a sociedade. 

Proteção de dados 

O Copilot traz a versão mais recente do ChatGPT, com proteção de dados para clientes corporativos. Todos os dados estarão seguros e ficarão restritos à nuvem privada do TJPR na Microsoft. Na ferramenta Word será possível que os servidores e magistrados solicitem auxílio na elaboração e na correção de textos, em resumo de documentos, na alteração para um tom mais formal ou mais acessível, na formatação de tabelas, entre outras funcionalidades.  Na ferramenta Outlook será possível resumir as informações dos e-mails recebidos no dia, apresentar as reuniões agendadas e encontrar documentos relacionados, além de auxiliar na elaboração de e-mails. 

Os magistrados e servidores que agendam e participam de reuniões e audiências pelo Teams poderão também contar com transcrições mais precisas, com a possibilidade de solicitar informações sobre o que foi dito durante a reunião e até fazer perguntas sobre a fala de cada participante.  

Diferentemente do ChatGPT, que pode utilizar os dados inseridos pelos usuários para treinar seu modelo de linguagem, o Copilot, por meio de sua política de proteção comercial de dados e das garantias contratuais, e considerando o contexto sensível e às vezes sigiloso dos dados do Tribunal de Justiça, não utiliza os dados dos usuários para treinamento de suas ferramentas. A aquisição das licenças inclui, sem custo para o TJPR, treinamentos para a adoção do Copilot 365, incluindo boas práticas para seu uso pleno e seguro. 

Descrição da imagem de capa: ilustração representando a Inteligência Artificial sobre uma foto de computador.