TJPR promove homenagem ao desembargador Oto Luiz Sponholz e ao juiz Marcos Vinícius Christo

Legenda

TJPR PROMOVE HOMENAGEM AO DESEMBARGADOR OTO LUIZ SPONHOLZ E AO JUIZ MARCOS VINÍCIUS CHRISTO

Magistrados darão nome ao Memorial de Direitos Humanos do TJPR e ao auditório da Ejud-PR 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) realizou, no dia 31 de outubro, uma cerimônia em homenagem ao ex-presidente da corte paranaense, desembargador Oto Luiz Sponholz, que dará nome ao Memorial de Direitos Humanos do TJPR. 

"Nós todos que o conhecemos, temos o Oto em nossos corações. Foi uma pessoa marcante pela sua sensibilidade, inteligência e preparo técnico. A sua lembrança estará eternizada nas paredes, imortalizando a sua luta”, afirmou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.  

Presente na cerimônia, a presidente da Comissão de Igualdade e Gênero (CIG), desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima, enalteceu a homenagem. “É uma honraria muito especial ao desembargador Oto, que lutou durante a sua carreira em prol de pessoas que sofreram violências graves e foram atingidas em seus direitos durante a ditadura militar”.  

O filho do desembargador, o juíz de Direito Oto Luíz Sponholz Júnior, falou em nome da família. “Meu pai sempre dizia que as realizações pessoais são as maiores conquistas de um profissional. Mas o reconhecimento delas pelos demais é que fazem esses atos terem a grandiosidade que merecem. Eu agradeço muito pela homenagem”. 

Oto Luiz Sponholz exerceu a advocacia por 21 anos e foi promovido ao cargo de desembargador no ano de 1986. O magistrado exerceu a Corregedoria-Geral do TJPR no biênio de 1997/1998 e a Presidência no biênio de 2003/2004. O desembargador se aposentou em 2011 e faleceu, aos 74 anos de idade, em dezembro de 2015. 

Homenagem ao magistrado Marco Christo 

No mesmo dia, o TJPR também realizou o descerramento da placa em homenagem ao magistrado Marcos Vinícius Christo, que dará nome ao auditório da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR). O magistrado faleceu em 2023 enquanto atuava como juiz-auxiliar da Presidência do TJPR. 

“Ao descerrarmos essa placa, reafirmamos o compromisso em preservar sua memória e seu exemplo. Que este marco nos recorde, diuturnamente, do compromisso com a Justiça, com a dignidade e com os valores democráticos que guiaram a sua brilhante trajetória”, destacou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. 

Marcos Vinícius Christo iniciou a sua carreira na magistratura em 1999 e passou por diversas comarcas, tendo atuado também como juiz-auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça.   

Presenças 

Compuseram o dispositivo de honra as seguintes autoridades: presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; diretor-geral da Ejud-PR, desembargador Ramon de Medeiros Nogueira; presidente da CIG, desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima; e a ex-primeira dama do Judiciário, Lúcia Helena Bottmann Sponholz.