Projeto “Cão de Assistência Judiciária” do TJPR é homenageado na 21ª edição do Prêmio Innovare
PROJETO “CÃO DE ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA” DO TJPR É HOMENAGEADO NA 21ª EDIÇÃO DO PRÊMIO INNOVARE
O prêmio visa identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) recebeu na quarta-feira (11/12) uma homenagem pelo projeto “Cão de Assistência Judiciária” na 21ª edição do Prêmio Innovare 2024. O trabalho, reconhecido na categoria Tribunal, esteve entre os 12 finalistas do prêmio. Foram seis homenageados nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.
As práticas foram selecionadas entre as 732 iniciativas deferidas na edição. Além da inscrição do trabalho, os autores passaram por entrevistas com consultores especializados do Innovare, que construíram relatórios sobre cada uma das iniciativas. A escolha das finalistas foi feita pela Comissão Julgadora do prêmio, formada por profissionais e autoridades do meio jurídico.
O projeto
O projeto “Cão de Assistência Judiciária” foi implementado em maio de 2023, por meio do termo de cooperação entre o Instituto Brasileiro de Terapias Assistidas por Animais (Ibetaa) e o TJPR. O projeto contribui nos atendimentos de crianças e adolescentes que participam de avaliações judiciais. Durante esses atendimentos, são disponibilizados cães treinados, utilizados como instrumentos terapêuticos, para que as crianças assistidas tenham um melhor acolhimento nos atendimentos realizados pela equipe técnica do fórum.
A presença do animal traz um conforto e descontrai os jovens, tornando a participação das testemunhas em audiências de depoimento especial menos sofrida, ao falar de assuntos dolorosos e quase sempre traumáticos.
Práticas vencedoras
Além das práticas homenageadas, o Prêmio Innovare divulgou as iniciativas vencedoras nas categorias Destaque, categoria CNJ, Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. Entre elas estão as práticas “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros e Plantando Florestas”, do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, vencedora na categoria Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e a iniciativa “Combate à Grilagem de Carbono, da Defensoria Pública do Pará”, vencedora do Prêmio Destaque.
A cerimônia foi transmitida ao vivo e está disponível no canal do Prêmio Innovare no YouTube.
Sobre o prêmio
O prêmio é realizado pelo Instituto Innovare, em parceria com o Ministério da Justiça, a Advocacia Geral da União, associações jurídicas e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o apoio da Globo.
A iniciativa reconhece ações concretas que signifiquem mudanças relevantes em antigas e consolidadas rotinas e que possam servir de exemplos a serem implantados em outros locais.
Criado em 2004, o Prêmio Innovare está em sua 21ª edição e completa 20 anos este ano. Ao todo, 284 iniciativas já foram destacadas com prêmios e menções honrosas desde 2004. Boa parte delas já se tornaram políticas públicas.
Desde a criação do prêmio, mais de 10 mil práticas selecionadas estão organizadas no Banco de Práticas, que podem ser consultadas gratuitamente no site da premiação.
Com informações Assessoria de Comunicação do Instituto Innovare.