TJPR lança a Pesquisa de Avaliação da Satisfação dos Usuários

TJPR LANÇA A PESQUISA DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS
Ferramenta permite a avaliação da prestação dos serviços ofertados pelo Judiciário paranaense
Já está disponível no site do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) o Programa de Avaliação da Satisfação dos Usuários do Poder Judiciário, uma iniciativa estratégica voltada ao aperfeiçoamento dos serviços prestados à sociedade. Com o objetivo de aprimorar a transparência, a eficiência e a escuta ativa da sociedade, a pesquisa permite que o público interno e externo do TJPR possa avaliar os serviços prestados pelo Tribunal, desde as instalações físicas até o tempo de tramitação dos processos.
A novidade abrange uma série de serviços essenciais prestados pelo TJPR, permitindo a avaliação de áreas como acessibilidade, atendimento ao público, condições das instalações físicas, pesquisa de atos normativos, pesquisa de jurisprudência, uso do sistema de processo eletrônico (Projudi), serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), serviços oferecidos pela Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), o site oficial do TJPR, o tempo de tramitação dos processos e a transparência das informações.
A pesquisa pode ser acessada de duas formas: por meio do botão “Avalie”, disponível no canto inferior direito em todo o site do TJPR, ou pelo do menu “Contato”, no canto direito superior do site www.tjpr.jus.br, na opção “Pesquisa de Satisfação do Usuário.”
Melhorar o atendimento e ações institucionais
Desenvolvida com base em estudos da Coordenadoria de Governança, Riscos e Conformidade (CGRC) do TJPR, a iniciativa visa atender aos critérios estabelecidos pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) para a avaliação do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), além de seguir as diretrizes do Referencial Básico de Governança do Tribunal de Contas da União (TCU). Ambos os documentos destacam a importância da coleta contínua de dados como instrumento essencial para a implementação de políticas e ações voltadas à melhoria institucional.
Os 11 formulários temáticos possuem no máximo 11 perguntas cada, sendo a maioria de múltipla escolha, com tempo para preenchimento inferior a 05 minutos. O usuário poderá escolher livremente quais das 11 áreas deseja avaliar e, caso deseje, pode responder um ou a todos os formulários. As respostas podem ser identificadas ou anônimas, assegurando, nessa última hipótese, a liberdade para opiniões sinceras e críticas construtivas.
A pesquisa estará disponível de forma permanente, com os resultados sendo coletados periodicamente para o contínuo aperfeiçoamento dos serviços do TJPR.