Coordenadora do CEVID participa de evento promovido pelo NUMAPE/UEL. - CEVID
No dia 8 de julho de 2025, a Coordenadora da CEVID, Desembargadora Cristiane Tereza Willy Ferrari, participou do evento “Curso de Qualificação Profissional e o Impacto da Tecnologia e Inovação Jurídica nas Relações Familiares: no Combate da Violência Doméstica contra a Mulher”, promovido pelo Núcleo Maria da Penha (NUMAPE), da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O evento objetivou discutir os limites e as possibilidades jurídicas do uso de tecnologias no âmbito das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha. Em sua palestra, a Desembargadora abordou a atuação do CEVID no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, destacando o uso de tecnologias e inovações jurídicas no contexto paranaense.
Nos painéis do dia 08 de julho, o evento também contou com a participação de Claudete Carvalho Canezin – coordenadora do evento e do NUMAPE/UEL – que apresentou a temática “Atuação do NUMAPE e o Acesso à Justiça no Combate à Violência Doméstica contra a Mulher: a Tecnologia como Instrumento de Celeridade na Prestação Jurisdicional”.
A Desembargadora Substituta Denise Hammerschmidt proferiu palestra sobre “Stalking, Inteligência Artificial e o Direito das Mulheres”.
A professora da UEL, Thays Cristina Carvalho Canezin, abordou o tema “Mediação Digital e Tecnologia no Enfrentamento à Violência Doméstica: Inovação a Serviço da Paz e da Justiça”.
Por fim, a Defensora Pública e Coordenadora do Programa AMPARA, Helena Grassi Fontana, tratou da temática “Tecnologia e Inovação no Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar pela Defensoria Pública do Paraná: Programa AMPARA”.
O evento promovido pelo NUMAPE/UEL reafirmou a importância da criação de espaços qualificados de diálogo interinstitucional, interdisciplinar e profissional no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. As palestras reforçaram o papel estratégico da tecnologia e da inovação na promoção do acesso à justiça e na efetivação dos direitos das mulheres.