Núcleo de Direitos Humanos do TJPR promove roda de conversa com estudantes
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- Núcleo de Direitos Humanos do TJPR promove roda de conversa com estudantes
NÚCLEO DE DIREITOS HUMANOS DO TJPR PROMOVE RODA DE CONVERSA COM ESTUDANTES
Ação ligada ao projeto “Se Liga na Justiça” tem como objetivo desenvolver atividades educativas relacionadas ao Direito, à Justiça e à Cidadania
O Núcleo de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (NDH/TJPR) promoveu, no dia 19 de novembro de 2024, uma ação ligada ao projeto “Se Liga na Justiça” no Colégio Estadual Desembargador Guilherme de Albuquerque Maranhão, localizado no bairro Tatuquara, em Curitiba.
Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da instituição participaram de uma roda de conversa conduzida pela juíza de Direito Adriana de Lourdes Simette e debateram temas como o que é cidadania, como funciona a Justiça, bullying, cyberbullying, além de outras formas de discriminação como racismo, machismo, homofobia, xenofobia e intolerância religiosa. A ação é uma continuidade da atividade iniciada em setembro, quando os estudantes receberam questionários sobre os assuntos discutidos.
A roda de conversa possibilitou que os alunos participassem ativamente dos temas propostos, compartilhando suas experiências e dúvidas. Além de esclarecer dúvidas, o evento esclareceu muitas questões, como também incentivou os estudantes a refletirem sobre o papel deles na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Por meio dessas ações, o NDH/TJPR reafirma o seu compromisso com a educação e a cidadania, premissa do TJPR.
O projeto “Se Liga na Justiça” tem como objetivo desenvolver atividades educativas relacionadas ao Direito, à Justiça e à Cidadania que estejam vinculadas às necessidades, realidades e curiosidades dos alunos. Por isso, o projeto prevê a aplicação de um questionário, em que os alunos podem indicar os temas que possuem maior interesse e desejam saber mais. Com base nas informações coletadas, é feita a avaliação da estratégia mais eficiente para a passagem do conhecimento, levando em consideração a temática escolhida. Dessa forma, podem ser desenvolvidas palestras, workshops, visitas à estrutura judiciária, debates e outras iniciativas que estimulem os alunos a pensar sobre questões jurídicas e sociais relevantes na sociedade atual.