Notícias

Nota de pesar pelo falecimento do advogado Newton José de Sisti, ex-presidente da OAB

Legenda

Nota de pesar pelo falecimento do advogado Newton José de Sisti, ex-presidente da OAB

Dom, 01 dez 2024 14:41:35 +0000

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) manifesta profundo pesar pela morte do advogado, membro honorário vitalício da OAB-PR e presidente da seccional no período de 1979 a 1981, Newton José de Sisti, aos 94 anos.

Newton era gaúcho, mas ainda adolescente veio para Curitiba onde ingressou no curso de Direito da UFPR, graduando-se em 1957. Nos anos 60 se tornou conselheiro estadual da OAB Paraná, em 1978 vice-presidente e no triênio seguinte presidiu a seccional. Destacou-se como um importante representante da advocacia paranaense, defensor da Ordem e da democracia, foi perseguido e preso durante a ditadura.

Por sua carreira brilhante recebeu inúmeros prêmios e homenagens. Em 2012 foi agraciado com a medalha José Rodrigues Vieira Netto, honraria máxima concedida pela OAB, em 2019, quando completou 90 anos, recebeu homenagens de membros natos e honorários vitalícios da seccional. No último mês de setembro, o advogado foi homenageado com a Medalha Pamphilo D’Assumpção, maior honraria concedida pelo Instituto dos Advogados do Paraná (IAP).

Em nome do judiciário paranaense, o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, prestou sua homenagem ao advogado:

“Com profunda consternação, recebemos a notícia do falecimento do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná, o ilustre e ético advogado Newton José de Sisti.

Manifestamos nossa solidariedade à advocacia paranaense e, em especial, à família enlutada, por esta perda irreparável.

Que Deus, em sua infinita misericórdia, o acolha na Casa Celestial, proporcionando conforto e paz a todos os que sofrem com sua partida”.

Luiz Fernando Tomasi Keppen