Encontro proporcionou troca de experiências sobre temas como co-parentalidade e guarda compartilhada

Funrejus completa 27 anos como pilar da modernização do Judiciário Paranaense

Legenda

FUNREJUS COMPLETA 27 ANOS COMO PILAR DA MODERNIZAÇÃO DO JUDICIÁRIO PARANAENSE

Criado em 1998, o Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário do Paraná contribui para o desenvolvimento tecnológico, estrutural e funcional da Justiça Estadual  

O Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário do Estado do Paraná (Funrejus) completa 27 anos de existência na terça-feira (15/07). Instituído pela Lei Estadual nº 12.216/1998, o Fundo consolidou-se como uma ferramenta fundamental para o fortalecimento institucional da Justiça paranaense, contribuindo decisivamente para a modernização de sua infraestrutura física e tecnológica.   

O Funrejus tem por finalidade assegurar recursos financeiros para o custeio de obras, reformas e aquisição de equipamentos e materiais permanentes, bem como para a ampliação dos serviços de informática e tecnologia no âmbito do Poder Judiciário. Desde sua criação, o Fundo possibilitou expressivos investimentos em fóruns, novas edificações, sistemas informatizados, servidores de dados e aquisição de softwares, garantindo maior celeridade e eficiência na prestação jurisdicional.   

Além dos avanços estruturais, o Funrejus assegura ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) autonomia orçamentária para enfrentar desafios administrativos com planejamento e estabilidade. Como as verbas constitucionais repassadas pelo Tesouro Estadual concentram-se majoritariamente no pagamento de pessoal, o Fundo é um instrumento complementar e estratégico, permitindo a execução de investimentos essenciais à manutenção e ampliação dos serviços judiciários.   

A secretária de Finanças do TJPR, Maria Anita dos Anjos, recorda as dificuldades enfrentadas pelo Tribunal para investir e custear determinadas despesas correntes antes da implementação do Funrejus e destaca a importância do Fundo. “É um instrumento que se consolidou como fundamental para viabilizar melhorias na prestação jurisdicional, ao expandir a infraestrutura, inovar nas tecnologias e promover avanços na estrutura organizacional”, diz.  
 
Obras 

Entre as obras concluídas com recursos do Funrejus, destacam-se a construção de sede administrativa de Curitiba, bem como a reforma do Palácio da Justiça, a construção da 1ª fase do Centro Judiciário de Curitiba e do prédio Anexo ao Palácio da Justiça. Além disso, o fundo também viabilizou a edificação e as reformas dos prédios destinados aos fóruns de 1º Grau, como, por exemplo, em Jacarezinho, Bandeirantes, Andirá, Cambará, Cambé, Rolândia, Tomazina, Siqueira Campos, Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Cianorte, Ampliação de Foz do Iguaçu, Guarapuava, Palmas, ampliação de Ponta Grossa, Guaratuba, Matinhos, Araucária, Almirante Tamandaré, Pinhais, Campina Grande do Sul, Campina da Lagoa, Barracão, São João, Coronel Vivida, Pato Branco, Dois Vizinhos, Terra Boa, Ibiporã, Assaí,  

Tecnologia 

Os investimentos realizados também foram fundamentais para modernizar e expandir a infraestrutura de tecnologia do TJPR. Houve a aquisição de computadores e softwares atualizados, equipamentos para segurança cibernética, melhorias na rede de dados e ampliação da capacidade de armazenamento. Também foram construídas e devidamente equipadas duas estruturas distintas: uma sala cofre e uma sala segura, destinadas à proteção física e lógica dos dados, garantindo a continuidade e a segurança das operações, mesmo em situações de crise. Mais recentemente, foi possível aumentar a resiliência dos sistemas e realizar expressivo investimento em soluções de inteligência artificial.   

Registra-se também o relevante aporte de recursos destinados à aquisição de mobiliário e à contratação de profissionais terceirizados nas áreas de vigilância, limpeza e copa.   

No futuro, conta-se com recursos do Funrejus para construção e ampliação de dezenas de fóruns pelo interior do Paraná, além da fase 2 do Centro Judiciário de Curitiba.    

Ao completar 27 anos, o Funrejus reafirma seu compromisso com a excelência da administração da Justiça no Estado do Paraná, mantendo-se como um dos principais pilares de sustentação da eficiência, inovação e qualidade dos serviços prestados ao cidadão.