TJPR divulga calendário da Justiça Estadual para 2024

Legenda

TJPR DIVULGA CALENDÁRIO DA JUSTIÇA ESTADUAL PARA 2024

Confira o Decreto Judiciário que estabelece o calendário de feriados para as repartições forenses 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) veiculou o Decreto Judiciário nº 813/2023, que estabelece o calendário de feriados do Poder Judiciário em todas as comarcas do estado em 2024.

Confira abaixo as datas de feriados para a Justiça Estadual:

Janeiro: dia 1º (segunda-feira) - Dia da Confraternização Universal;

Fevereiro: dia 13 (terça-feira) - Carnaval;

Março: dia 29 (sexta-feira) - Paixão de Cristo;

Abril: dia 21 (domingo) Tiradentes;

Maio: dia 1º (quarta-feira) - Dia do Trabalho e dia 30 (quinta-feira) -

Corpus Christi;

Setembro: dias 7 (sábado) - Independência do Brasil e 8 (domingo) -

Padroeira de Curitiba, somente no Foro Central de Curitiba;

Outubro: dias 12 (sábado) - Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do

Brasil e 28 (segunda-feira) - Dia do Funcionário Público;

Novembro: dias 2 (sábado) - Finados e 15 (sexta-feira) - Proclamação

da República;

Dezembro: dias 8 (domingo) - Dia da Justiça e 25 (quarta-feira) - Natal.

Fica suspenso o expediente em todas as repartições judiciárias do Estado do Paraná nas datas abaixo, mediante a compensação de (01) uma hora por dia, sendo essa reposição realizada, no máximo, até três meses após a suspensão do expediente:

Fevereiro: dia 12 (segunda-feira) - véspera de Carnaval;

Março: dia 28 (quinta-feira) - Quinta-feira Santa;

Dezembro: dia 19 (quinta-feira) - Emancipação Política do Paraná.

O Decreto Judiciário n° 813/2023 ainda estabelece o calendário de feriados locais dos municípios sedes das Comarcas do estado.

Confira o Decreto na íntegra.

Alterações no calendário ou no funcionamento das comarcas serão publicadas na parte de Avisos da página inicial do site do TJPR, bem como serão incluídas no Decreto Judiciário nº 813/2023.


TJPR participa do XVI Consepre em São Luís do Maranhão

Legenda

TJPR PARTICIPA DO XVI CONSEPRE EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO

Carta Lençóis Maranhenses traz compromissos com instituições democráticas, pauta ambiental no Judiciário e democracia digital 

A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), desembargadora Lidia Maejima, participou da XVI edição do Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), entre 30 de julho e 1º de agosto, em São Luís (MA). No encerramento do encontro foi divulgada a Carta Lençóis Maranhenses, com compromissos que reafirmam a confiança nas instituições democráticas, reconhece a centralidade da pauta ambiental no Judiciário e aponta diretrizes para enfrentar os desafios da democracia digital. 

O documento destaca a legitimidade do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Procuradoria-Geral da República (PGR) no cumprimento de suas funções constitucionais, além de enfatizar o respeito à soberania nacional e à independência dos Poderes como fundamentos do Estado Democrático de Direitos. O Consepre também destacou que “o fortalecimento da democracia se dá também por meio do diálogo respeitoso e da cooperação internacional, pautados nos princípios da autodeterminação dos povos e da não intervenção, essenciais à convivência pacífica e ao entendimento entre as nações”. 

Meio ambiente e transformação digital 

Já na área ambiental, os presidentes dos tribunais assumem compromissos com práticas sustentáveis, como eficiência energética, gestão consciente de recursos e incentivo à descarbonização das atividades judiciais, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.  O Consepre também reconhece os desafios impostos pela democracia digital à atuação jurisdicional e defende uma transformação digital responsável e inclusiva, com foco na segurança da informação, na transparência e na proteção dos direitos fundamentais, sempre à luz dos valores constitucionais. 

O documento também ressaltou a importância de fortalecer as estruturas de comunicação dos tribunais, apoiar a Política Nacional de Comunicação do Poder Judiciário e combater a desinformação, sempre com ética, acessibilidade e clareza. Durante o evento, foi oficialmente apresentada a Rede de Comunicação dos Tribunais de Justiça (Redecom), iniciativa que visa fortalecer a comunicação integrada entre os 27 Tribunais de Justiça estaduais.  

O XVI Consepre reuniu presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o país para debater temas como sustentabilidade, democracia digital, governança da inteligência artificial e proteção dos direitos humanos. A abertura do evento contou com a conferência magna do ministro Flávio Dino (STF) sobre “Jurisdição Ambiental e o Supremo Tribunal Federal”. 

 

Acesse aqui a Carta Lençóis Maranhenses 

 

Com informações do Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão (TJMA), NCI/Assessoria de Imprensa TJSC e Portal do Consepre