Documento detalha os procedimentos de segurança adotados pela instituição

7 de Setembro: Um dia de reflexão sobre os valores nacionais e democráticos do Brasil


7 de Setembro: Um dia de reflexão sobre os valores nacionais e democráticos do Brasil

Sáb, 07 set 2024 16:57:15 +0000

O Dia da Independência foi celebrado no Paraná com o tradicional desfile cívico-militar na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, da capital paranaense. O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) foi representado no pelo presidente, o desembargador Luiz Fernando Tomasi  Keppen, acompanhado pelo desembargador Celso Jair Mainardi, e pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtson.

O desfile reuniu mais de 6 mil pessoas em uma celebração que contou com civis, militares e entidades de diferentes esferas. O evento, que começou às 9h, reafirmou o compromisso do poder público com suas tradições e o orgulho nacional.

Nesta data o presidente do TJPR também divulgou uma reflexão sobre a comemoração que marca um dos mais importantes momentos históricos do país e que despertou a construção dos valores nacionais e democráticos do Brasil:

“O 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, é uma data que vai além das comemorações e desfiles cívicos. É um momento propício para refletirmos sobre os valores que moldam nossa nação e a importância da democracia em nossa sociedade.

Neste dia, em 1822, o Brasil deu um passo decisivo rumo a sua autonomia, rompendo os laços coloniais com Portugal. Esse ato de coragem e determinação nos lembra da importância da liberdade e da autodeterminação, valores que devem ser constantemente preservados e cultivados.

A democracia, tal qual moldada em nossa Constituição, é pilar fundamental de nossa nação e garante que todos os cidadãos tenham voz e participação ativa nas decisões que afetam o país. É por meio do exercício democrático que podemos construir uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva. No entanto, a democracia não é um ponto de chegada, mas um caminho a ser percorrido, exigindo constante atenção de todos e todas, sendo lapidar a frase de que o preço da nossa liberdade é a eterna vigilância de nossa democracia.

O 7 de setembro também nos convida a refletir sobre nossa identidade nacional. O que significa ser brasileiro? Quais são os valores que nos unem como povo? A diversidade cultural, a solidariedade, a resiliência e a alegria são características marcantes de nossa identidade. Celebrar esses valores é reconhecer a riqueza de nossa cultura e a força de nossa gente.

Além disso, é um momento para avaliarmos nosso papel como cidadãos. Estamos contribuindo para o fortalecimento da democracia e dos valores nacionais? Estamos promovendo a justiça, a igualdade, a inclusão e o respeito aos direitos humanos? Essas são perguntas que devemos nos fazer para que possamos agir de maneira consciente e responsável.

Em suma, o 7 de Setembro, mais do que uma data histórica, é um convite à reflexão e à ação. Que possamos, a cada ano, renovar nosso compromisso com os valores que sustentam nossa nação e trabalhar juntos para a construção de um Brasil mais democrático, solidário e justo socialmente.”

Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, presidente do TJPR