Magistrado atuou também como corregedor-geral da Justiça no último biênio

Escolas municipais de Curitiba recebem o programa Justiça e Cidadania se Aprendem na Escola

Legenda

ESCOLAS MUNICIPAIS DE CURITIBA RECEBEM O PROGRAMA JUSTIÇA E CIDADANIA SE APRENDEM NA ESCOLA

Representantes do sistema de justiça compartilham suas experiências com alunos do ensino fundamental 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da 2ª Vice-Presidência, está promovendo mais uma edição do programa “Justiça e Cidadania se Aprendem na Escola”. No dia 29 de julho, na Escola Municipal Otto Bracarense Costa, localizada no bairro Cidade Industrial de Curitiba, foi realizada a primeira etapa do programa. Durante a ação, 190 alunos do 4° e 5º anos do ensino fundamental receberam a cartilha do programa para ser trabalhada em sala de aula. O projeto tem como objetivo ampliar o acesso de crianças e adolescentes ao sistema de justiça por meio da divulgação de noções básicas sobre direitos e cidadania.      

Nessa fase, representantes do sistema de justiça compartilharam experiências e reflexões com os alunos, promovendo um diálogo sobre direitos, deveres e o papel da justiça na sociedade. Participaram da ação a magistrada Michela Vechi Saviato, a promotora Maria Mello Losso e a advogada Fernanda Costa Candioto, além da juíza Juliana Olandoski Barbosa.  

Ainda no mês de agosto, o programa atenderá mais 24 escolas municipais e Centros de Educação Infantil em Curitiba. Operadores do Direito que desejem participar das visitas às escolas, para falar sobre seus trabalhos como magistradas e magistrados, promotoras e promotores, defensoras e defensores públicos, e advogadas e advogados, podem entrar em contato com o programa pelo e-mail: 2vice@tjpr.jus.br

A próxima fase, prevista para ser realizada no mês de setembro, consiste na visita dos alunos ao Palácio da Justiça. 

Sobre o “Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola”  

O projeto é desenvolvido em quatro etapas ao longo do ano. Na primeira, os alunos recebem cartilhas educativas em formato de gibi, que são trabalhadas pelos professores em sala de aula. Em seguida, as turmas participam de atividades com juízas e juízes, promotoras e promotores, e advogadas e advogados, que explicam suas funções no sistema de justiça e abordam temas como cidadania e direitos.   

Na terceira etapa, os estudantes visitam os Fóruns das comarcas ou, no caso da capital, a sede do Tribunal de Justiça, onde podem conhecer de perto o espaço em que ocorrem audiências e demais atividades do Poder Judiciário. O projeto é encerrado com produções realizadas pelos próprios alunos, como júris simulados, redações ou apresentações temáticas, consolidando os aprendizados adquiridos ao longo das atividades. 

Conheça aqui o programa Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola