Estão abertas as inscrições para o 17º Encontro Nacional de Preparação Online para Pretendentes à Adoção Programa Jovens Promissores promove visita ao Palácio da Justiça
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- Programa Jovens Promissores promove visita ao Palácio da Justiça
Estão abertas as inscrições para o 17º Encontro Nacional de Preparação Online para Pretendentes à Adoção

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O 17º ENCONTRO NACIONAL DE PREPARAÇÃO ONLINE PARA PRETENDENTES À ADOÇÃO
Inscrições vão até o dia 04 de novembro; a capacitação é obrigatória para pretendentes ao processo adotivo
Estão abertas as inscrições para participar da 17ª edição do Encontro Nacional de Preparação Online para Pretendentes à Adoção. O prazo teve início nesta quinta-feira (04/09) e encerra às 19h do dia 04 de novembro. A formação é obrigatória para a habilitação no Cadastro Nacional de Adoção e constitui uma etapa essencial para uma adoção segura, responsável e consciente no país. A ação é promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude (Consij) e da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), com o apoio da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR).
As inscrições são individuais e devem ser feitas de forma online!
A iniciativa tem como objetivo informar e orientar os pretendentes quanto aos procedimentos legais e aos aspectos psicossociais envolvidos no processo de adoção. A capacitação é aberta a pretendentes de todo o Brasil.
O curso conta com uma carga horária total de 30 horas e será ofertado por meio da plataforma de ensino à distância da Ejud, em formato online e de forma gratuita. Os participantes assistirão às palestras gravadas e, posteriormente, participarão de encontros ao vivo com os palestrantes para debater os assuntos abordados e tirar dúvidas. A certificação será concedida somente aos participantes que obtiverem 100% de frequência e realizarem todas as atividades previstas no ambiente virtual.
A programação inclui reflexões sobre as expectativas e motivações para a adoção, aspectos legais do processo adotivo, os desafios da formação de novos vínculos familiares, entre outros. Além disso, o evento contará, ainda, com depoimentos de famílias que já passaram pelo processo, proporcionando uma formação comprometida com a realidade da adoção no Brasil.
Importância da iniciativa no processo de adoção
Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção (SNA), o Estado do Paraná conta com 2.244 pretendentes habilitados para 684 crianças e adolescentes disponíveis ou vinculados para adoção. Desde 2009, a legislação brasileira determina que todos os pretendentes passem por um curso preparatório, etapa fundamental para a habilitação no processo adotivo, conforme determina o art. 197-C do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Inserido nesse cenário, o Encontro Nacional de Preparação Online para Pretendentes à Adoção do TJPR tem se consolidado como uma referência nacional na formação de pretendentes. Criado em 2017, o evento já reuniu mais de 22 mil pessoas, oriundas de todos os estados brasileiros, em uma iniciativa que alia o conteúdo técnico qualificado a uma abordagem sensível e comprometida com a realidade da adoção no país.
Dúvidas sobre o encontro poderão ser encaminhadas para os e-mails: encontrodeadocao@tjpr.jus.br | adocaoonline@gmail.com | atendimento.ead@tjpr.jus.br

PROGRAMA JOVENS PROMISSORES PROMOVE VISITA AO PALÁCIO DA JUSTIÇA
Projeto é destinado a adolescentes de 14 a 18 anos em situação de medida protetiva e/ou socioeducativa
No dia 02 de setembro, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) recebeu os alunos do programa Jovens Promissores para uma visita ao Palácio da Justiça. O projeto, desenvolvido pela 2ª Vice-Presidência do TJPR, é destinado a adolescentes entre 14 e 18 anos de Curitiba e Região Metropolitana em situação de medida protetiva, socioeducativa ou de grande vulnerabilidade.
Durante a visita, 35 jovens conheceram a Capela do TJPR, a Biblioteca Hugo Simas, o Memorial de Direitos Humanos e o Museu da Justiça. Ao final, os alunos foram recebidos pelo 2º Vice-Presidente do TJPR, desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia, no Tribunal Pleno. “Essa aproximação que o Tribunal faz com esses jovens é muito significativa, são jovens que precisam de apoio, é preciso que se olhe para eles. Vemos que estão numa fase difícil da vida, ainda nem sabem porque podem sentir raiva ou tristeza e acolhê-los por meio desse programa é uma chance de que eles vejam que eles são realmente valorizados”, destacou o desembargador.
O local preferido pelos jovens foi o Tribunal Pleno. “Na visita de hoje, o que eu mais gostei foi da parte do desembargador conversando com a gente. Ele conseguiu explicar bem sobre as 135 cadeiras do Tribunal Pleno”, destacou o aluno de 16 anos. “É um privilégio. O desembargador disse que mesmo alguns juízes nunca estiveram aqui neste plenário, e nós tivemos essa oportunidade”, complementou outra aluna de 15 anos.
De acordo com Vanessa Martins El Jurdi, que coordena o projeto, o objetivo principal da visita dos jovens promissores ao TJPR é despertar neles o sentimento de pertencimento à sociedade e à cidadania. “Por meio dessa experiência, buscamos inspirá-los para o papel transformador da educação, do conhecimento e da Justiça. Ao conhecerem de perto o funcionamento do Judiciário, os jovens têm a oportunidade de compreender que o acesso à informação, à cultura e aos direitos é um caminho possível e poderoso para a construção de um futuro mais digno e promissor”, explicou.
O programa Jovens Promissores, iniciado em 2017, está em sua 20ª edição. Desde agosto deste ano, a turma de 54 alunos já participou de círculos restaurativos e uma palestra motivacional com a presença de um Jovem Promissor da 1ª edição do programa. Ao oferecer oportunidades de capacitação, educação cidadã e preparação para o mercado de trabalho, o Tribunal amplia o papel da Justiça, atuando como agente de transformação. Com o programa, esses jovens passam a ter acesso a conhecimentos e ferramentas que os ajudam a assumir o protagonismo de suas vidas, proporcionando mais autonomia, responsabilidade e consciência de seus direitos, estando mais preparados para participar ativamente da sociedade, com ética e senso de coletividade.
A socialização com outros adolescentes também é fundamental para a formação desses jovens. “Ah, eu não sei explicar, mas é bom estar em um grupo só de adolescentes, onde todos têm a mesma mentalidade que eu, a mesma idade, no mesmo curso, aprendendo as mesmas coisas”, refletiu um dos participantes de 16 anos. “Quando a gente vê a realidade das outras pessoas, a gente começa a ver mais a gente, sabe? A gente começa a se descobrir mais. Eu vejo também pelas instrutoras, que trabalham na área da Justiça, que é uma área que eu quero seguir, eu quero ser juíza, então, eu me sinto muito incentivada”, concluiu outra aluna de 15 anos.
São oferecidas ferramentas práticas para que os jovens aprendam a gerir sua própria vida. Eles são preparados para o mercado de trabalho, com capacitação técnica e comportamental, para que sejam habilitados a construir currículos, se apresentar em entrevistas, trabalhar em equipe e lidar com desafios, tornando-se mais confiantes e competitivos. O intuito do projeto é que que esses jovens enxerguem seus sonhos como metas alcançáveis, desenvolvendo a confiança necessária para traçar planos e agir com propósito.