Com apoio do GMF, projeto leva acesso à leitura para adolescentes e jovens do Sistema Socioeducativo no Paraná

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Grupo Companhia das Letras, e apoio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (GMF/TJPR), lançou o projeto piloto “Cria das Letras”. Com estreia nesta segunda-feira (27/01), no Centro Socioeducativo (CENSE) Londrina II, no Paraná, a iniciativa busca ampliar o acesso à leitura e assegurar o direito à literatura para adolescentes e jovens atendidos pelo Sistema Socioeducativo. 

Com mediadores indicados pelas coordenações das unidades socioeducativas, o projeto ofereceu, previamente, uma formação especializada para os profissionais envolvidos, realizada por meio de uma oficina virtual conduzida pela equipe da Companhia das Letras. Durante quatro horas de treinamento síncrono, os mediadores receberam orientações para conduzir clubes de leitura com os adolescentes ao longo de seis meses. 

O Paraná foi escolhido para sediar o projeto piloto devido ao reconhecimento nacional do seu Clube de Leitura, coordenado pela Gestão da Socioeducação, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Paraná. 

Para esta fase inicial, seis obras foram selecionadas pela Companhia das Letras com base no perfil e nas preferências dos adolescentes, levantadas por meio de formulários aplicados nas unidades. Ao todo, 150 exemplares foram distribuídos para o CENSE Londrina II, sendo 25 cópias de cada título:

  • Sociedade da Neve – Pablo Vierci;

  • Sobrevivendo no Inferno – Racionais Mc’s;

  • Sol na Cabeça – Geovanni Martins;

  • Carrie – Stephen King;

  • Extraordinárias: Mulheres que Revolucionaram o Brasil – Aryane Cararo e Duda Porto de Souza;

  • Diário dos Gatos – Junji Ito.

Os mediadores são preparados para criar ambientes inclusivos e acolhedores, valorizando as perspectivas e saberes dos adolescentes, fazendo os Clubes irem além do incentivo à leitura. Eles se tornam espaços coletivos que promovem o desenvolvimento da expressão escrita e oral dos participantes, além de estimular uma visão crítica e cidadã do mundo. 

Com reuniões regulares de acompanhamento entre os parceiros e os mediadores, o projeto garante um suporte técnico contínuo para o desenvolvimento e assim transformar a leitura em uma ferramenta de inclusão, cidadania e desenvolvimento pessoal para os adolescentes e jovens do Sistema Socioeducativo.