GMF recebe 5ª Reunião da Rede de Apoio à Pessoa Egressa do Sistema Prisional
- TJPR
- Serviços
- Cidadão
- GMF - Sistemas Carcerário e Socioeducativo
- Notícias - gmf
- GMF recebe 5ª Reunião da Rede de Apoio à Pessoa Egressa do Sistema Prisional
O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do Tribunal de Justiça do Paraná (GMF/TJPR) recebeu, no dia 9 de setembro, a 5ª Reunião da Rede de Apoio à Pessoa Egressa. O encontro foi sediado na Escola Judicial do Paraná (EJUD-PR) e reuniu representantes de diversas instituições parceiras, órgãos públicos e organizações da sociedade civil.
A reunião teve como objetivo fortalecer as articulações interinstitucionais e o avanço das ações conjuntas voltadas à reinserção social, bem como incentivar a promoção de direitos e o apoio às pessoas egressas.
Durante o encontro, o Supervisor do GMF, Desembargador Ruy Muggiati, destacou a relevância do projeto: “Temos que enfatizar esse movimento representado hoje. O fortalecimento da rede de proteção para a pessoa egressa gera um crescimento na atenção à importância dos serviços direcionados para essa população.”
Na ocasião, foram tratados temas como a visita da Secretaria Nacional de Políticas Penais ao Paraná, o Plano Pena Justa, economia solidária e uma jornada de capacitação e desenvolvimento social que será iniciada no dia 26 de setembro e será composta por oficinas e eventos. Além disso, foram debatidos assuntos como a prestação de atendimento psicológico à população egressa, a reincidência no uso de drogas, a sensibilização de empresários para a reintegração no mercado de trabalho, a divulgação da Rede e a inclusão de homens egressos na iniciativa, que antes era voltada apenas ao público feminino.
A Coordenadora do Projeto de Extensão Mulheres Empreendedoras e Líderes (MEL), Maria Rita Taques Michalski, ressaltou a importância da articulação: “Se você está sonhando em ressocialização, você tem que criar o ecossistema para que essas pessoas possam viver.”
“Nós não vamos substituir as políticas governamentais, estamos aqui para apoiar e fortalecer” acrescentou a Coordenadora.
Na reunião, estiveram presentes representantes da Universidade Federal do Paraná, do Observatório Social de Saúde Prisional e Justiça Criminal, do GMF/TJPR, da Central de Medidas Socialmente Úteis do TJPR, da ONG Reafro, da Faculdade Estácio, do Departamento de Polícia Penal, da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná, da Irmandade Betânia e do Conselho da Comunidade de Curitiba.